Jogo - Tipos de Capital
Mostre seus conhecimentos sobre Capital, preenchendo as lacunas com os números adequados.
(1) Capital a Integralizar (2) Capital Próprio (3) Capital de Giro (4) Capital Social (5) Capital Autorizado (6) Capital Total à Disposição da Entidade (7) Capital de Terceiros |
( ) Equivale ao Patrimônio Líquido e constitui a riqueza líquida à disposição dos proprietários. É a soma do capital social, suas variações, os lucros e as reservas. É aquele que se origina da própria atividade econômica da entidade.
( ) Investimento inicial feito pelos proprietários da empresa, corresponde ao patrimônio líquido inicial. Ele só é alterado quando os proprietários realizam investimentos adicionais (aumentos de capital) ou desinvestimentos (diminuições de capital).
( ) Corresponde ao passivo real ou passivo exigível da empresa e representa os investimentos feitos com recursos de terceiros. Exemplo: compra de mercadorias com pagamento a prazo.
( ) Parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc. É o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem.
( ) Corresponde à soma do passivo + patrimônio líquido da empresa e representa o total dos recursos utilizados no financiamento das atividades. É igual a soma de todas as origens que estão a disposição da entidade e que estão aplicadas no Ativo (em decorrência do método das partidas dobradas).
( ) Sócio se compromete formalmente (mediante contrato social) a entregar certa importância para compor o Capital Social da entidade à qual pertence, em data futura.
( ) Nas Sociedades Anônimas a Assembleia Geral dos acionistas pode delegar ao Conselho de Administração (órgão executivo das S.A.) a faculdade de elevar o Capital Social até um determinado limite garantido.