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Marca pode levar ao sucesso

Especialista há mais de 25 anos, acredita que a construção de um símbolo forte deve ser uma das primeiras preocupações de um escritório contábil…

Uma marca visa identificar uma empresa, distingue um produto ou serviço de outros iguais ou semelhantes. Também agrega valor aos produtos ou serviços. Assim sendo, estabelecer a identidade de uma marca perante terceiros tem sido, desde tempos remotos, uma meta incansável. “A marca, que pode ser um nome, termo, símbolo, desenho, ou até mesmo a união de todos esses elementos, é uma prática anterior à Revolução Industrial. Nas oficinas medievais elas já eram utilizadas e o artífice incluía o seu sinal, obrigatoriamente, em produtos como ouro e tecidos. Hoje não é diferente e, cada vez mais, vivemos sob o domínio desses símbolos. A marca de uma empresa representa a síntese de todos os seus valores”, explica a advogada da Cone Sul Assessoria Empresarial, Maria Isabel Montañes (foto), membro da Associação Paulista dos Agentes da Propriedade Industrial (Aspi) e da Associação Brasileira em Propriedade Intelectual (Abapi).

Maria Isabel ressalta que a marca exerce inegável importância no universo atual do setor, que reúne, aproximadamente, 500 mil contadores, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), órgão que intitulou 2013 como o Ano da Contabilidade no Brasil. “Nesse universo tão acirrado, competitivo e com ofertas abundantes, a construção de uma marca é importante para o sucesso e estabilidade dos negócios de uma empresa, sendo um dos quesitos fundamentais para diferenciá-la. Como diz Al Ries, co – autor do livro Marketing da Guerra, considerado o best-seller que mudou o marketing para sempre –, o marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções”, acrescenta a advogada.

Ativo importante
Para um escritório de contabilidade, o conceito não é diferente. “Inclusive, nesse caso, a marca pode-se tornar o ativo mais importante, muitas vezes superando até o patrimônio material da empresa contábil”, enfatiza a especialista em marcas e patentes há mais de 25 anos. “Para termos uma ideia de como a marca é valorizada, basta analisarmos quantos escritórios já sobreviveram à morte de um fundador”, pondera.

Neste sentido, Maria Isabel enfatiza que a construção de uma marca forte e consolidada deve ser uma das primeiras preocupações de um escritório contábil. As principais vantagens de se ter uma marca devidamente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e consolidada no mercado são: captação de clientes com maior facilidade, negociação de melhores honorários e a diferenciação do escritório dos demais concorrentes. Além disso, o titular de uma marca tem mecanismos para impedir que terceiros utilizem a mesma marca ou marca semelhante sem autorização. No caso disso acontecer, o titular pode solicitar reparação por eventuais danos causados pelo uso indevido da marca registrada.

Contudo, inúmeras marcas podem estar com os dias contados se o empresário não se preocupou em registrá-la oficialmente, a fim de deter exclusividade. Nesse aspecto, as ações fundamentais para se construir a marca de um escritório de contabilidade são: criação de logomarca, compatível com a posição que a empresa quer se estabelecer no mercado, padronização das cores e design do escritório em todo o material gráfico, como blocos, impressos, folders, página da internet, assinatura de e-mail e cartão de visita, entre outros materiais.

Na opinião da especialista, a assessoria para a criação de uma marca é essencial. A busca exata e a preocupação com a marca deve ser fator de diferenciação e o contador tem o dever de minimizar prejuízos aos seus clientes. Para os detentores desse poderoso instrumento de comunicação é importante se posicionar, encontrar um caminho ainda não explorado e atuar de forma criativa e eficaz sobre o mercado. “É imprescindível sempre lembrar que as pessoas, ao consumirem uma determinada marca, saibam que estão levando um conjunto de valores por trás dela. Uma marca tem o poder de transmitir confiança, criatividade, responsabilidade e ética. É muito mais que um logotipo. Qualquer pessoa que deseja ter um negócio bem-sucedido, precisa, antes de tudo, se preocupar com a marca”, argumenta.

Plano de marketing
Maria Isabel comenta que todo plano de marketing necessita de um conjunto de ações que construam não só a marca do escritório contábil, mas que consolide a reputação dessa marca perante a sociedade, de forma geral. Para ela é muito importante também realizar e participar de eventos, como palestras, seminários, cursos e conferências. Esse tipo de ação torna tanto a empresa contábil quanto o profissional do setor reconhecido como especialista e autoridade na área em que trabalha.

“Devemos lembrar que uma marca nasce, cresce e se desenvolve. É o bem mais precioso da empresa. Como nós, seres humanos, caso não haja cuidado, pode morrer”, diz a especialista membro da Associação Paulista dos Agentes da Propriedade Industrial e da Associação Brasileira em Propriedade Intelectual, salientando que quanto mais reconhecimento uma determinada marca tem, maiores as chances de atingir o sucesso.

Fonte: DCI

Notícia do dia 23/09/13.
Fonte: http://www.portalcfc.org.br/noticia.php?new=10511
 

Como referenciar: "Marca pode levar ao sucesso" em Só Contabilidade. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 15/10/2024 às 10:34. Disponível na Internet em http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/noticia23.php