Passivo (continuação)

Patrimônio líquido

Representa o conjunto de obrigações com os sócios, acionistas ou titular (em outros termos, os donos da empresa).

Por que essa definição de obrigações com sócios/acionistas/titular? O termo ganha força devido aos registros dos recursos investidos pelos donos da organização serem efetuados no Patrimônio Líquido (PL). Seja investimento com o capital integralizado, seja com ações, cotas ou demais participações.

Entende-se que, se houve um investimento por parte dessas figuras mencionadas, a empresa lhes trará um retorno (seja positivo ou negativo). Então, essa relação entre os investimentos e os retornos do negócio são registrados neste subgrupo.

Assim como ocorre com o passivo, a natureza das contas do Patrimônio Líquido é credora (exceto quando tratamos de suas contas retificadoras – prejuízos acumulados e ações em tesouraria, por exemplo).

Por fim, fazendo uma breve analogia, no PL é onde conseguimos observar a saúde da empresa. Verificar se ela está saudável ou com problemas a serem tratados.

Como referenciar: "Patrimônio líquido" em Só Contabilidade. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2021. Consultado em 26/10/2021 às 18:06. Disponível na Internet em http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/BP_PatrimonioLiquido.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor