Material de Apoio

Mais conteúdos [+]

Pratique

Exercícios resolvidos
 Exame de Suficiência (CFC)
 Provas de concursos

Fale conosco

Busca Geral

Passivo (Exigível)

O Passivo faz parte das Contas Patrimoniais e compreende as obrigações da organização, entidade ou empresa para com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária.

É a parte negativa do Patrimônio e identifica a origem dos recursos aplicados. As contas representam os recursos de terceiros que foram usados e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade (são classificadas de acordo com o seu vencimento, através do curto e longo prazo).

Ou seja, o Passivo se classifica de acordo com o prazo de realização das obrigações.

As contas do Passivo podem ser debitadas ou creditadas, mas o seu saldo será sempre credor, com exceção das contas redutoras do Passivo. Essas contas não se encerram com a apuração do resultado do exercício.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

Já o PASSIVO, simplificadamente, evidencia toda a obrigação (dívida) que a empresa tem com terceiros, por exemplo: contas a pagar, fornecedores de matéria-prima à prazo, impostos a pagar, financiamentos, empréstimos, etc.
O Passivo é uma obrigação exigível, isto é, no momento em que a dívida vencer, será exigida (reclamada) a liquidação da mesma. Por isso é mais adequado chamá-lo Passivo Exigível.

Passivo Circulante

Neste grupo, classificam-se as contas que representam obrigações da empresa para com terceiros no curso do exercício seguinte. Ex.: Salários a Pagar, Fornecedores, Impostos a Pagar, Empréstimos Bancários etc.

São as obrigações (dívidas) exigíveis que deverão ser pagas até o fim do exercício seguinte.

Neste grupo são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem no exercício seguinte. No caso de o ciclo operacional da empresa ter duração maior que a do exercício social, a concepção terá por base o prazo desse ciclo.

1) Fornecedores

Fornecedores

Duplicatas a pagar

Energia elétrica a pagar

Prêmio de seguros a pagar

(onde fica?) Títulos a Pagar: valores que a empresa tem a pagar por compra efetuada a prazo.

2) Obrigações trabalhistas

INSS a recolher (ou a pagar)

FGTS a recolher

Salários a pagar

Comissões a pagar

3) Empréstimos e financiamentos

Financiamentos a pagar de curto prazo

Empréstimos a pagar: podem ser feitos no banco, etc.

4) Obrigações tributárias

IRF a recolher (ou IRRF)

IR a recolher (a pagar)

ISS a pagar

COFINS a recolher: impostos a recolher

ICMS a recolher

PIS a recolher

Impostos sobre vendas a pagar

CSLL a pagar

IRPJ a pagar

5) Provisões e encargos das provisões

Provisão 13º salário

FGTS provisão 13º salário

INSS provisão 13º salário

Provisão férias

FGTS provisão férias

INSS provisão férias

6) Outras obrigações

Juros ativos a vencer

Variações monetárias ativas a vencer

*Aluguéis ativos a vencer: quando a empresa recebe o valor de um ou mais meses de aluguel antecipadamente. Ou seja, ela já recebeu esse valor, agora tem a obrigação para com quem alugou de fornecer o local do aluguel. É uma receita antecipada. É um passivo, pois já recebi a receita antes da empresa usar meu terreno por todo o prazo. (recebeu antecipadamente)

OBS.: Tem a denominação ativos pois se trata de uma conta relacionada a fatos que contribuem para o aumento do patrimônio da entidade. Por isso, é uma conta de receita.

Comissões Ativas a Vencer – Comissões Ativas são receitas; a Vencer são “antecipadas”. Portanto, trata-se de conta de receita antecipada classificada no passivo exigível.

Aluguel a pagar

Outras contas a pagar

Lucros a distribuir

encargos financeiros a apropriar: conta redutora? passivo? que grupo?

*Adiantamento de clientes: A empresa pode receber de seus clientes adiantamentos por conta de encomendas de bens ou serviços a serem produzidos ou executados. Enquanto não for entregue o bem ou executados os serviços contratados, tais adiantamentos assumem a característica de uma obrigação, devendo ser registrados em conta do Passivo Circulante ou no Exigível a Longo Prazo, conforme o prazo previsto para a entrega do bem ou execução do serviço.

Passivo Não Circulante

Neste grupo são escrituradas as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem após o exercício seguinte. No caso de o ciclo operacional da empresa ter duração maior que a do exercício social, a concepção terá por base o prazo desse ciclo.

1) Exigível a longo prazo

Fornecedores longo prazo

Financiamentos longo prazo

São as obrigações exigíveis que deverão ser pagas após o exercício social seguinte ao do levantamento do Balanço.

2) Resultado de exercícios futuros

Neste grupo, classificam-se as contas que representam obrigações da empresa para com terceiros, com vencimento após o curso do exercício seguinte (longo prazo). Ex.: Financiamentos e Empréstimos com prazo superior a um ano.

Ver duplicatas descontadas

Resultados de Exercícios Futuros ????
Neste grupo, classificam-se as contas que representam receitas de exercícios futuros, diminuídas dos custos e das despesas a elas correspondentes. No Brasil, seu uso é significativo apenas em atividades imobiliárias.

Contas Redutoras do Passivo

Duplicatas descontadas:

Curta nossa página nas redes sociais!

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2020 Só Contabilidade. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.