Você está em Ajuda > Glossário

Glossário de contabilidade

Nesta seção, apresentamos as definições para os principais termos utilizados em Contabilidade.

Clique sobre a letra desejada para ver os significados das palavras disponíveis.

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z

Junta comercial - Órgão do governo que realiza os registros do comércio, sejam eles registro de abertura e fechamento de empresas comerciais, autenticação de livros etc. Cada Estado possui uma Junta Comercial.

Juros - Remuneração efetiva do capital, recebida pelo financiador, decorrente do prazo concedido.

Juros nominais - Os juros nominais são aqueles que compreendem toda a remuneração que incide sobre a dívida, incluindo-se a atualização monetária, e podem ser obtidos por dois critérios básicos: caixa e competência. A apuração dos juros pelo critério de caixa é realizada com o objetivo de se determinar os valores a serem pagos a cada vencimento. Os montantes calculados pelo critério de competência servem para orientar as apropriações mensais dos juros nominais, independentemente do seu pagamento, e representa o custo da dívida.

Juros reais - São os valores apropriados ou pagos a título de juros nominais acrescidos do deságio existente na emissão e da atualização monetária do título, porém descontados os efeitos da inflação (atualmente esta é dada pela variação do IGP-M).

Como referenciar: "Glossário de Contabilidade" em Só Contabilidade. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 17/10/2018 às 14:47. Disponível na Internet em http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/glossarioContabilidade.php?letra=J