Glossário de contabilidade
Nesta seção, apresentamos as definições para os principais termos utilizados em Contabilidade.
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Realizável - Representa tudo o que se pode mudar, converter, transformar em disponibilidade (dinheiro), sendo uma expressão usada no Ativo. Ex.: uma duplicata de cliente é um direito realizável e em um determinado momento ela se transformará em dinheiro.
Registro - Conjunto de dados relacionados entre si, organizados e mantidos por qualquer meio de armazenamento.
Renda per capita - Resultado da divisão do montante total da renda de uma localidade, região ou país pelo número de pessoas. Em economia, indicador usado para medir o grau de desenvolvimento.
Rentabilidade - Ganho ou perda monetária ocorrida em um investimento, provocados pela variação de preço do título financeiro, ou pelo recebimento de uma renda derivada da posse do bem, como o recebimento de dividendos ou de aluguel. A rentabilidade costuma ser apresentada em valores percentuais. No moderno conceito financeiro, não basta avaliar qual a rentabilidade de um ativo, mas qual a rentabilidade em relação ao risco trazido para a carteira de investimentos. Ou seja: é sempre necessário avaliar se o rendimento esperado compensa ou não o risco assumido (relação retorno-risco). Um bom parâmetro para pensar a questão é comparar a rentabilidade esperada de um investimento com risco com a rentabilidade de um ativo sem risco, como a caderneta de poupança, em determinados volumes de aplicação. Naturalmente, um investimento com risco não pode pagar menos do que a caderneta de poupança.
Reservas - São valores à disposição da empresa que se encontram no patrimônio líquido da empresa.
Rédito - Resultado da atividade econômica a qual provoca variações patrimoniais aumentativas ou diminutivas.